Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2010

A escolha de um caderno

Quando eu era pequena de idade, mais do que ir pra aula, eu adorava ir comprar nunca os materiais escolares. Tudo com cheiro de novo, aquelas folhas nunca tocadas por nenhum lápis ou caneta, a diversidade de troca anual...  Tudo muito bom.
Eu, como acredito que seja com a maioria das meninas, adorava escolher cadernos. Passava um tempão olhando todas as capas, analisando todas as opções adicionais (o tais adesivos principalmente) para decidir a melhor.
Minha preferência sempre foram os bonitinhos, cut-cut's, fofinhos...Lembro-me que, uma vez por volta dos 11 anos, minha até então vizinha (5 anos mais velha) falou algo sobre a minha escolha. "Tu compra esses de bonequinhos agora. Quando tu ficar mais velha (tipo uns 15/16, a idade dela), tu vai preferir aqueles de artista e homens na capa". Ela se referia aqueles de atores/cantores que estão bombanto e são bonitinhos, que ilustram algumas capas". Tenho 19, continuo preferindo os cuts, apesar de que se quiser me dar um do Green Day ou do Linkin Park, eu curto (mas continuo comprando os cuts).
Com o passar dos anos, o número de cadernos foi ficando reduzido, e a minha esclha mais difícil. Hoje, na faculdade, eu tenho um caderno que utilizo a 3 semestres (e poderia utilizar até o fim dela tranquilamente...).

O Mickey sempre foi a minha marca registrada. Ao longo dos anos, sempre tinha alguma coisa no meu material escolar que era dele. Geralmente algum caderno, mas eu variei entre apontadores, penais (ou estojo, para os não-conhecedores das palavras criciumenses), borrachas... Mas todo ano, tinha que ter pelo menos um caderno do Mickey, isso até a 8a série. No Ensino Médio, o númeor reduziu, e as capas não eram tão legais, o que me fez comprar outras coleções. Mas sinto falta do Mickey :(

Apesar da não necessidade dos cadernos, ja que os computadores podem ser mais úteis facilmente, eu continuo apostando neles. Por que? Ele torna as coisas muito mais pessoais.
Uma simples matéria escrita no caderno pode expressar muitas coisas. Por exemplo:
- A caligrafia pode expressar o estado de espírito, bem como a maneira que o professor explana o conteudo (rápido, devagar...).
- A disposiçao do texto pode indicar a organizaçao, tanto do aluno com as anotaçeos, quanto do professor com as explicações.
- A quantidade de rabiscos indica o ritmo da aula (chata, tedioda, legal, mal/bem-humorada).
- Os rabiscos podem indicar também o sentimento de quem escreve naquele momento
enfim, várias coisas.

Tenho praticamente quase todos os meus cadernos (bem como a maioria dos livros/apostilas/materiais/provas) guardados aqui. Não consigo simplesmente jogar fora (é, gosto de guardar lixo mesmo =/)

o que eu ainda tenho guardado

Assim como um pc não substituirá meus cadernos, o blog não substituirá meu diário e por aí vai. Existem coisa que a tecnologia nunca mudará.

Voltar aos velhos habitos é bom, Vou escolher um novo caderno esse ano. As páginas escritas no anterior são um passado que eu vou mudar.

3 comentários:

  1. Legal o post!
    nunca tinha parado pra pensar na identidade da pessoa em relação ao caderno xD
    mas de fato eu sempre fui judeu pra isso, o mais barato é o melhor \o/

    ResponderExcluir
  2. lembro do nossos tempos de escola *-* e eu tbm adorava escolher material;gosto até hoje.
    Uso o msm caderno desde o 3ão(ensino médio, cursinho e primeiro semestre da faculdade)mas esse ano comprarei um novo!

    Também acredito no papel, acho que a tecnologia nao substitui isso, apesar de que agendas telefônicas de papel sao uma raridade hoje em dia.
    ;*

    ResponderExcluir
  3. "Quando eu era pequena de idade" CONHEçO ESSA FRASE DE ALGUM LUGAR...
    Quanto aos cadernos eu no começo comprava os cuts como tu diz, depois passei a comprar os lisos porque ai eu podia fazer minha propria capa e agora nem compro mais. O meu da facul eu tinha ganho de brinde (isso se aplica a caneta e penal tambem) huiahuiahuia =x
    Mas viva os cadernos! Se eu achar um do mickey por aqui levo pra ti xD
    =*******

    ResponderExcluir