Páginas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Quem mexeu no meu queijo.


Um dia desses, sem nada que eu gostasse de bom pra fazer por perto, resolvi ler um livro que eu já tinha ouvido falar a muito tempo, mas nunca tinha lido. O livro chama-se “Quem mexeu no meu queijo?” do Dr. Spencer Johnson.

Ele traz uma narrativa muito interessante sobre as mudanças que temos que ter em nossa vida as vezes, para que não sejamos pegos de surpresa por um desastre. Ele começa com uma reunião de amigos do colegial, já adultos, que começam a conversar sobre os rumos que suas vidas tomaram. Um deles, Michael, começa a falar sobre o “caminho para a mudança” e o que aprender com elas, de acordo com o conto do queijo. Basicamente, mostra três pontos de vista: o mais simples, que está preparado para as mudanças; o que, depois de ver as conseqüências da estagnação, percebe que é hora de mudar e os benefícios que isso lhe trará, apesar de sofrer um pouco devido a relutância anterior; e aquele que definitivamente não aprende que deve mudar.

Em uma linguagem simples e direta, além de muito divertida, ele nos mostra os vários passos da estagnação até a verdadeira mudança, e não digo só de atos, mas do próprio pensamento e das crenças. Isso não quer dizer que você deve estar sempre radicalizando, mas que percebendo as pequenas alterações que futuramente podem nos prejudicar e resolvendo-as na hora certa, evitará muitos problemas futuros.

É um livro de auto-ajuda, que as vezes realmente ajuda (ou não).

Um comentário:

  1. Realmente garota, este livro já está escrito até na versão infantil. Tem também um vídeo no youtube. Vale apena ver!!!

    ResponderExcluir