Páginas

domingo, 24 de março de 2013

Aprendendo Ponto Cruz

No início deste ano eu decidi que eu iria aprender a bordar. Isso porque vi um post de uma menina no Facebook que fez um quadrinho de Legend of Zelda super fofo, então eu quis fazer uma coisa pra mim assim também.
O mais difícil sinceramente foi começar. Decidi que ia ver onde encontrava cursos aqui em Criciúma, mas não sabia nem onde procurar (falta informações demais desse tipo na internet). depois de muito procurar, até cheguei a achar um na Cricifios, mas só começava em março e a maioria era em dias de semana. Então eu teria que apelar pra internet amiga de todas nós.
 Primeira coisa a fazer era saber quais os materiais exatos que eu precisaria comprar né, porque ta: é agulha, pano e linha, mas quais? No fim das contas eles davam milhoes de explicações porque o tamanho da agulha tinha que combinar com o do tecido e bibibi, então eu cheguei na loja de aviamentos e pedi pra moça "Quero pano, linha e agulha pra fazer ponto cruz. To aprendendo, então não faço ideia de quais comprar".

O tecido que ela me deu foi um tal de etamine, que ja vem com os quadriculadinhos certos e abertinhos. Disse a moça que é bom pra quem ta começando. Comprei umas linhas, que são especificas pra bordado (e acabei descobrindo que tu separa um fio dos 6 que vem unidos para bordar). A agulha ela me deu duas (sou tansa e perco as coisas) pra fechar com aquele etamine (não sei ainda fazer as contas disso, vou aprender depois ok).



Como não conseguia entender pelas fotos na internet, não ia conseguir pelas revistas também. Mas achei umas video-aulas bacaninhas no youtube (da Josi Pereira, link no fim do texto) e comecei a tentar. cada passo dado no vídeo eu pausava e tentava fazer igual. Depois tentava fazer sem o vídeo e por aí vai.
Olha, vou dizer que parece super tranquilo, mas é cheio de regras de como tem que ser o ponto, subir e descer complica e fazer o avesso é um capeta.
Numa das vídeo aulas era ensinado a fazer o desenho de um pé, mas chegou no fim ela não explicou alguma coisa direito e eu me irritei. heuheuheuheuheuhe!



Depois de umas duas semanas nessa, decidi me arriscar e fazer um desenho que eu gostasse, porque aí eu ia me frustar menos em ter que desmanchar e refazer. Mas né, em vez de eu pegar um gráfico bonitinho, resolvi olhar um bordado pronto e contar os pontos quase sem resolução, porque a imagem era pequena.
Mas foi ótimo fazer isso, porque não tinha nada pra me dizer como eu tinha que fazer o próximo ponto, principalmente em subidas e descidas, então eu ficava quebrando a cabeça pra ver a posição que tinha que ir pro ponto ficar certo. Assim, apesar de demorado, eu aprendi bem melhor.

E depois de algumas semanas (parei uns dias por força maior) eis que ficou pronto meu primeiro bordado. O Kero, guardião da Sakura em Sakura Card Captores. Porque é claro que eu não to aprendendo a bordar pra ficar fazendo florzinhas né gente. hehehehehehe!



Tem alguns erros de direção, pontos nulos porque eu errei o avesso e etc. Mas pro primeiro, acho que ficou bom né gente?

Josi Pereira: Youtube  |   Blog

Um comentário:

  1. Eu aprendi na época do colégio, fiz um Sneasel mas nunca mais achei T~T...

    Eu achei esse seu Kerberos bem parecido =]

    ResponderExcluir