Páginas

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Carnaval: a origem.

O carnaval é considerada por muitos uma festa inútil (leia-se quem não gosta do carnaval). Mas, apesar de não gostar exatamente deste tipo de festa, sendo o motivo principal de eu estar na madrugada de sab/dom em casa escrevendo este texto, eu não diria que é uma festa inútil. Como todas as tradições, ela tem um motivo para acontecer. As pessoas só esquecem o significado.

Esta festa tem origem desde a.C, na Grécia, em culto de agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção e depois de um tempo, com a inserção de algumas coisas passou a ser condenada pela Igreja. Até um certo tempo.

As festas de carnaval voltaram a ser festas populares a partir do século XI (século 11 ok... Idade Média pra quem não  estudou história sabe) porque nesta época a Igreja Católica (quem mandava) implementou a Semana Santa, que se iniciava após a Quaresma.
Como durante a Quaresma, as pessoas devem ficar em um período de "abstinência" dos prazeres da carne (relembrando os 40 dias que Jesus ficou no deserto, lembram da catequese), no carnaval as pessoas então extravasavam para depois ficar em resguardo.
Os desfiles de rua começaram na época do Renascimento, com bailes de máscaras e alegorias de ruas, principalmente na Itália e na França.

O carnaval chegou ao Brasil por volta do século XVII, e tinha a influência justamente dos países citados anteriormente. Inclusive, alguns personagens que utilizamos aqui, como a Colombina e o Rei Momo, são originários das festas européias.
As festas foram crescendo, e hoje o Brasil possui o maior Carnaval do mundo, apesar das festividades ocorrerem praticamente da mesma maneira em diversos países do mundo (principalmente na Europa).

Mas muitas pessoas veem esta festa popular de modo errado. Como uma época em que se pode tudo. tudo bem, o objetivo do Carnaval é justamente pregar a liberdade, mas também não precisa abusar do bom-senso e invadir a liberdade do outro.
O Brasil, principalmente Rio de Janeiro, São Paulo e alguns cidades do nordeste lucram (e muuuito) com o carnaval. Então não adianta dizer que esse dinheiro seria melhor investido em outras áreas. Hipocrisia pura de quem tem dor de cotovelo. Nesses lugares, o lucro é praticamente triplicado para DIVERSAS áreas da cidade, e não só pelo governo (inclusive, a Superinteressante de janeiro comprova esta afirmação).

E uma matéria no Jornal da Globo mês passado confirmou a tese de que o Brasil não funciona só depois do carnaval. O mês de janeiro é o melhor de todos para se conseguir emprego. É onde abre o maior número de vagas em quase todos os ramos da economia.
O Brasil só para (boa parte dele) durante esta fase. E vai, quem não quer uma folguinha a mais.

Então, pra quem vai aproveitar, boas festas. Se divirtam, sejam felizes, e estejam de pé na quarta-feira. Que por falar nisso, ja tem aula... OOO vida!

3 comentários:

  1. Primeiro parabens pelo post, achei bem interessante.
    Mas, incomodo-te (pra variar hahah)
    Se o Carnaval, desde o seculo XI foi implantada por motivos da igreja (a quaresma), eu nao vejo nenhuma razao pra se gostar do carnaval. Alias, essa é outra razao pra detestar...quaresma, ta bom...
    "hoje o Brasil possui o maior Carnaval do mundo, apesar das festividades ocorrerem praticamente da mesma maneira em diversos países do mundo (principalmente na Europa)."
    Da mesma maneira, como? No Brasil ta todo mundo pelado, na Europa todo mundo de mascaras e bem vestidos...o maximo que da de ver sao as mulheres que botam vestido de epoca e ai aparece a parte do decote. Aqui ninguem samba, ninguem sai por ai bebado agarrando todo mundo. As pessoas caminhas e param pra bater fotos com os turistas. Experiencia propria, vista em Veneza.
    Alias, a gente foi esquecendo que tinha carnaval, se nao nem teriamos botado o pé la...Aquela aglomeraçao de gente nas ruasinhas estreitas ou na praça, eita!
    Aqui o carnaval nao passa na TV, ninguem fica com sorriso no rosto de felicidade obrigatoria e sexta feira teve o venerdi gnocolar! muito melhor comer gnocchi do que ver bundas hahhaha
    Sei que é errado comparar, e sei que sao paises com culturas diferentes, mas ja é uma informaçao a mais caso queiras fazer outro texto carnaval que vem hehe
    Mesmo assim, no Brasil ou na Europa, eu continuo odiando o carnaval.
    Acho que isso =***

    ResponderExcluir
  2. Aqui é desfile de bundas em São Paulo e Rio de Janeiro!
    Como o carnaval brasileiro não se restringe somente ao que passa na tv (as bundas), é praticamente da mesma maneira.
    Se tu pegar o carnaval em Olinda por exemplo, tem desfile de bonecos e tals, ou em recife...
    Tirando a pegação (que novamente não vamos ser hipócritas de dizer que só há aqui, apesar de o clima do verão ajudar a exagerar)é muito parecido.

    ResponderExcluir
  3. entao ta...entao é tudo a mesma porcaria!
    Agora sim é hora de comemorar, o carnaval acabou =)

    ResponderExcluir