Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Foca na dieta

No fim do ano passado, eu comecei a sentir as dores da idade e alguns problemas de saúde apareceram. Eu sabia que um dia eles iam chegar, porque essa minha vida desregrada não poderia deixar ninguém saudável. Hahaha!
Quando eu decidi que era hora de procurar uma nutricionista pra fazer uma dieta, eu escutei várias vezes frases como:
- Ah, tu não precisa de dieta?
- Pra que essa paranoia com o corpo?
- Dieta é besteira, não resolve nada.
- Tu nem é gorda pra fazer dieta.

Eu ignorei todas, porque apesar de não estar acima do peso e não ser uma obesa mórbida, eu tenho espelho em casa. E depois da minha avaliação nutricional, não deu outra: preciso perder alguns centímetros de gordura abdominal.
E ai eu escutei, de novo, que tudo isso era besteira. Mas pra quem entende um pouquinho de saúde (ou lê alguma coisa sobre isso na internet) sabe que isso é bem grave. O excesso de gordura no abdômen (nas mulheres, mais de 88cm é considerado grave) pode ocasionar diversos problemas cardiovasculares, hipertensão, diabetes, etc.
A partir daí eu comecei uma dieta, indicada pela minha querida nutricionista Liliane Pereira, que diminuiu bastante a ingestão das minhas calorias no dia, preciso tomar mais água e estou no aguardo do meu retorno na cardiologista pra ver se posso fazer exercícios fisicos (essenciais neste processo).
Eu não comecei esse processo sozinha, então tenho um grupo de apoio no whatsapp com a Amanda, o Deivid e a Samira, que começaram comigo está caminhada. Cada um com seus objetivos, mas todos juntos com as mesmas dificuldades de resistir às tentações e comer nos horários corretos.

Mas sempre existem aqueles compromissos com os amigos, com a família e a tentação chega. E sempre vai ter alguém pra te dizer "mas só um pedacinho não tem problema", "ah, é só hoje...". Tem problema sim! Aquele ditado "de pão em pão a galinha enche o papo" é exatamente isso, um pouquinho todo dia pode fazer todo o resto do esforço ir para o lixo. E acreditem, o que mais vai ter é gente insistiu do pra você comer só um pedacinho.
Aliás, a parte mais difícil de fazer uma dieta é justamente esta: as pessoas que acham que tudo isso é besteira, que não respeitam a sua decisão. Dizem que o primeiro mês da dieta é o mais fácil, os resultados aparecem mais rápido. Eu discordo! Reorganizar a mente para os novos hábitos e mudar toda uma rotina pra dar conta disso é extremamente difícil. E fica ainda mais complicado quando as pessoas em volta não ajudam.

Escrevi todo esse texto porque essa onda fitness que está bombando nas redes sociais as vezes passa uma impressão errada para as pessoas. Nem todo mundo faz dieta só pra colocar um biquíni no verão, mostrar barriga negativa ou com gominhos. Acreditem, eu não ligo a mínima pra isso tudo. A questão da saúde vem na frente e, de vez em quando, perda de peso e de medidas são coisas necessárias pra que não se tenha problemas no futuro (ele não está tão longe quanto a gente acredita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário