Páginas

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A culpa é das estrelas: o livro e o filme

Depois de tanto me falarem do livro, resolvi ler "A Culpa é das Estrelas", obra de John Green publicado no Brasil pela editora Intrínseca.
Mas minha experiência com este livro foi diferente. Depois de ler romances em que odiei o final, exigi saber o que acontecia neste antes de ler o livro, pra saber se não ia ficar irritada. Como sempre o final não é o que mais me importa e sim como acontece, fui ler. E é exatamente isso que me surpreendeu neste livro: o desenrolar dos fatos no final, não necessariamente o acontecimento.

Capa original: parem de fazer capas dos livros como a dos filmes!
A história a principio é clássica: os mocinhos se conhecem e vão se apaixonando. Tudo seria lindo se ambos não tivessem câncer. Ela, Hazel Grace, é uma granada e toma uma "droga" (que é fictícia) para se manter viva e ele, Augustus Waters, está em remissão (aqueles que se curaram e esperam que a doença não volte).  Os dois possuem visões muito diferentes de suas doenças: Hazel preocupa-se apenas com a dor que poderá causar aos outros, já Augustus sonha em deixar a sua própria marca no mundo.

Mas a surpresa veio porque apesar de ter um grupo de ajuda motivacional, a história não foca nisso. Não sei se mostra a vida exatamente como de um paciente com câncer, mas ele foca nos acontecimentos e sonhos a serem realizados ou se realizando. Sem melodramas, situações "catastróficas", que poderiam muito ser explorados em virtude do tema central. Méritos ao autor John Green, que deixou a história leve e comovente.
Ponto alto é a viagem para Holanda, onde ambos vivem experiências incríveis, que até você esquece por alguns momentos que eles tem câncer.
E eu fiquei com muita vontade de conhecer a casa da Anne Frank (outro ótimo livro, falarei dele um dia) *.*

Me apaixonei pelos protagonistas e pela descoberta do amor deles. E porque o livro (e o filme) mostram pessoas que tem que conviver com uma doença, nos fazendo pensar nas milhares de pessoas que VIVEM apesar disso.

Aliás, falando do filme, adorei a química da Shailene Woodley e do Ansel Elgort. Eles são a Hazel Grace e o Gus que eu imaginava quando lia o livro (não pela aparência física, mas o tom que deram aos personagens).

Gus e Hazel Grace <3 td="">
E o final, foi lindo! Gostei muito das atitudes e fiquei tocada. Até correram umas lágrimas quando vi o filme (a emoção ficou mais forte vendo o filme nessa parte).

Recomendo a todos que gostam de romances. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário