Páginas

domingo, 14 de março de 2010

2/10 - A Megera Domada

Você com certeza já ouviu falar de Shakespeare. Se não ouviu sobre ele, pelo menos algo sobre Romeu e Julieta (escrito pelo autor) você deve ter uma vaga ideia. Pois bem, Shakespeare é o cara.
Entre tantas obras trágicas, como a própria história de Romeu e Julieta, ou então podemos falar sobre Macbeth ou Hamlet, ou ainda algo mais leve como Sonhos de uma Noite de Verão, temos a obra do post em questão: A Megera Domada.

A história vai ser familiar, caso alguém não conheça a obra. A jovem Bianca quer se casar, tendo ela três pretendentes. Porém só podera faze-lo depois que sua irmã, Catarina, tiver feito o mesmo. O problema é que Catarina não é uma mulher exatamente amigável. Dois dos pretendentes elaboram um plano, e fazem com que, no fim das contas, Catarina acabe se casando com Petruquio, um nobre em falência que acaba de chegar a cidade. E por aí vai...
Esta formula já foi utilizada algumas vezes. Um dos meus exemplos preferidos é a novela O Cravo e a Rosa, exibida em algum ano que não me lembro. Era um retrato quase fiel a obra.

Foi uma das primeiras comédias escritas por Shakespeare, e ela é realmente divertida. É o processo de apaziguamento entre o homem e a mulher após o casamento.
Lógico que nas adaptações atuais, a mulher é muito mais livre do que na obra original, visto que, oi, Shakespeare escreveu ela a muitos séculos atrás, onde a mulher era submissa ao homem, mal conhecia o marido e bibibi...

E só pra situar, caso alguém não saiba porque o filme se relaciona com a obra.
Cameron está apaixonado por Bianca (qualquer semelhança é mera coincidência). Da um jeito de Joey (perceba... dois pretendentes) conseguir alguém capaz de sair com Kat (Catarina), uma garota feminista/revoltada que não está aí pra relacionamentos. Tudo porque, Bianca só pode namorar depois que a irmã o fizer. Eles conseguem então Patrick Verona (Petruquio), com seu jeito particular, que consegue aos poucos conquistar a garota.

Devem existir algumas megeras domadas por aí aindam mas acho que é um número relativamente pequeno. Mas essas condições impostas pelo pai, isso com certeza é um em 1 milhão. Mesmo porque, se a condição existe, os jovenzinhos sempre dão um jeito de burlar. A era digital ajuda bastante na difusão dessas ideias. hehehe!

A questão é que, obras de Shakespeare são reescritas para os dias atuais faz tempo. Este é apenas um exemplo que eu estou citando, mas existem outros como "Ela é o Cara", "Amor Sublime Amor", entre outras que levam os títulos das obras.
Shakespeare é sempre uma inspiração, e são obras que valem ser lidas, ou vistas, ou conhecidas...

quinta-feira, 11 de março de 2010

1/10 - Nossa (inavitável) mania de fazer listas...

Elas são essenciais na nossa vida. Nos ajudam a ter um dia mais organizado, mas ágil e mais objetivo. Mas podem servir apenas para nos estreter, fazer comparações, deinir prioridades. Este é o fantástico mundo das listas. Estão sempre presentes, são inevitáveis na nossa vida.

Em um dia qualquer, você resolve fazer uma festa de retorno a sua viagem. Aquela que você foi pro outro lado do oceano passar dois meses, e de quebra fez uma lista do que precisva levar. Tinha também aquela outra lista que todos os seus amigos te passaram de coisas que eles queriam que você trouxesse de viagem.
Você chegou la, encontrou a pessoa a qual foi visitar, e programaram uma lista de lugares a visitar durante a sua estadia por lá.
Ao retornar então, a sua festa será um churrasco. Você faz uma lista de pessoas que quer convidar. Para aquele seu amigo que vai fazer o churrasco, ja que você não entende "patavinas" de com se faz um, você pede aquela lista de itens a comprar.
Você acrescenta mais uns itens a essa lista, e parte para o supermercado comprar tudo isso.
Mas,ao começar o churrasco, percebe que esqueceu de alguns itens naquela sua lista... mas a festa foi boa do mesmo jeito.

Esta é uma situação onde você aplicou algumas variantes deste mundo das listas. Mas ela pode ser usada infinitamente, se você quiser. Ela se aplica a quase tudo!

Eu particularmente faço muitas delas. E confesso que faço mais por diversão do que por utilidade.

Os sites também adoram publicar listas: a People todo ano tem a lista dos homens/mulheres mais bonitas (tem na revista); A Forbes sempre tem a lista das celebridades mais ricas (tem na revista);
A ultima que eu li eram sobre as 100 pessoas mais infuentes do twitter no Brasil... uma lista que olha, era tensa. ;x (@luansantanaevc ta no top 10).


Então, pra nao perder o habito, farei aqui um top 10.
Os seriados preferidos (por mim)
1 Friends
2 The Big Bang Theory
3 Cold Case
4 Smallville (até a temporada 4)
5 Two and a Half Man
6 Eu, a Patroa e as Crianças
7 How I Met Your Mother
8 Hercules
9 Louis e Clark - As Aventuras do Superman
10 Gilmore Girls
Bônus: Heroes: eu ainda pretendo terminar de assistir. hahahaha!
(antes que mais alguém diga, nõ tem House aí na lista porque, er... eu nunca assisti :X)
p.s: sim, demorou  atualização. mas toda vez que eu ia escrevre o texto e postar, acontecia algo e eu perdia ele (semana de azar bombando). o próximo vem mais rápido, eu acho...

quarta-feira, 3 de março de 2010

Simplesmente 10 coisas...

O post passado é um poema do meu filme água-com-açucar preferido: 10 coisas que eu odeio em você. Bianca está apaixonada por Joey, o playboy da escola em que estuda. Mas o pai da menina só permite que ela namore caso Kat, a irmã mais velha, se comprometa primeiro com alguém. Eis que Cameron se enamora por Bianca, e decide por um plano em ação contratando Patrick Verona, o mal encarado da escola, para que namore Kat e deixe o caminho de Bianca livre para ele. E por aí a história se segue. 
É daquelas hisórinhas de comédia-romântica adolescente, com meu ator preferido em cena: Heath Ledger (in memorian). Por sinal, este foi o primeiro filme dele quando foi para os EUA (ele é australiano, fazem até uma referência neste filme).
Em homenagem a minha fase água com açucar (vide posts anteriores), escolhi o meu filme preferido para usar como referência. Contando do próximo, será uma lista de 10 posts sobre assuntos diversos, mas que são 10 motivos para eu gostar deste filme.


E prometo postar mas rapidamente... hehehehe! O primeiro é amanhã. :D