Páginas

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Demorei pra escrever porque queria falar do filme e não dar spoilers. Se você não assistiu ao filme, e não quer saber sobre: PARE DE LER AGORA MESMO!

Se você sabe que vai achar uma idiotice o que eu escreverei daqui pra frente: PARE DE LER AGORA E VAI VER TRANSFORMERS. ¬¬’

2 anos foi o tempo esperado. Uma mistura de diversos sentimentos, que são difíceis de explicar.
Ansiedade, angústia, emoção, alegria... tudo isso eu tentava decifrar quando comprei meu ingresso no domingo a noite para assistir Harry Potter e o Enigma do Príncipe.
Deste dia em diante, foram 3 dias de tortura pra quem convivia comigo. A cada 5 frases, em uma se ouvia Harry Potter. Cada vez eu assistia o trailer era um suspiro.
Quarta-feira, 15 de julho. Sair a todo gás da empresa, pagar as contas e ir pra fila do cinema, que já estava enorme as 18:30. Escolher um local o mais central possível da tela, pra nada estragar. Um trailer nunca demorou tanto pra passar, imagina 3.
A fumacinha com o símbolo da Warner Bros em cinza aparece. Era o início. Cinema em êxtase.
O filme foi passando, e eu ia ficando cada vez mais em desespero. As mudanças em relações ao livro eram gritantes.
Mas talvez o que mais tenha me decepcionado no filme, ou melhor, me feito sair da sala de cinema xingando, literalmente, foi o melhor bruxo de todos os tempos Alvo Dumbledore estar “dando conselhos amorosos” ao Harry. Alguém me diz onde existe isso no livro? Aí você me
responde “é, mas eles não estão inventando várias cenas mesmo?!”. Tudo bem, estão. Mas em NENHUM momento isso seria relevante pra história, substituiria alguma cena importante ou seria legal pra se por no filme. TOTALMENTE DESNECESSARIO.

Dumbledore em uma das cenas "adicionadas" dando conselhos amorosos

Mas, depois analizando friamente o filme, eu cheguei a algumas conclusões: eles tentaram fazer em Harry Potter e o Enigma do Príncipe EXATAMENTE o que tentaram fazer em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (pra quem não sabe é o terceiro, que tem o padrinho dele e o bichinho que voa e o lobisomem). Eles tentaram humanizar o filme, fazer um ponte entre extremos (no 3º eles quiseram mostrar a passagem do Harry da infância pra adolescência, e em Enigma do Príncipe uma mera ponte para os últimos filmes), fazendo assim muitas mudanças. A diferença entre eles é que este ultimo se torna bom por ser
engraçado (Prisioneiro de Azkaban é CHATO demais) e mostrar com mais fidelidade o sentimento dos personagens em relação aos acontecimentos (mas isso talvez seja apenas méritos dos atores).
Como eu havia dito, esse filme pode ter ocultado as cenas de ação mais fortes ou alguns fatos importantes (que eu espero que sejam revelados nos últimos filmes, são REALMENTE IMPORTANTES), mas ele é engraçado.
Ver o Rony sendo AGARRADO pela Lilá Brown e depois a Hermione MORRENDO de ciúmes: NÃO TEM PREÇO! Mas ver ele depois querendo se livrar da Lilá, é brilhante.

Rony e Lilá

Jogo de quadribol simplesmente PERFEITO. Eu estava morrendo de saudades de ver um jogo de verdade. Acho que desde Harry Potter e a Câmara Secreta (2º filme) não há realmente um
jogo (aquela ceninha tosca de ataque do Dementador ao Harry no jogo em Prisioneiro de Azkaban nem conta).

Rony: goleiro da Grifinória

Córmaco e Rony: teste para goleiro da Grifinória

Córmaco Mclaggen com certeza foi aprovado pela comunidade feminina fã da série. E ver ele vomitar (?) no sapato do Severo Snape foi ver um desejo da maioria dos seres humanos realizado.
Hermione bêbada também foi uma coisa muito interessante. É algo como “maioridade cadê?”, mas foi engraçado. Acho que caiu bem para logo após um momento de tensão “a lá O Exorcista” com a Catia Bell sendo jogada para cima e para baixo, como se estivesse possuída.

Vendo Catia Bell "possuída" na saída de Hogsmead

Mas pra mim, as melhores cenas deste filme foram causadas por POÇÕES. E eu digo, ainda bem que não é o Severo Snape quem a esta aula no momento da história, porque senão eu iria ficar com remorso de achar estas as melhores.
1 – Harry “drogadão” ao tomar o frasco de Félix Felicis. O que foi aquilo? Simplesmente genial. Não que eu tenha achado legal a Feliz Felicis causar este efeito nas pessoas. Até onde eu li, eu achava que, apesar da sorte, elas continuariam em um estado mental perfeitamente comum. Mas no filme, o Harry parecia “loucão”, do tipo “to na vibe”. E ele imitando as garras da Aragogue (uma acromântula, isto é, uma aranha gigante), foi simplesmente PERFEITO. A sala de cinema inteira em êxtase, que não conseguia parar de rir por pelo menos uns 5 minutos.

Enterro de Aragogue com harry utilizando a Félix Felicis

2 – Rony ao tomar sem querer uma Amortentia (poção do amor de lata potência) deixada para Harry, todo apaixonado pela Romilda Vane, em estado totalmente mongol (mais do que as pessoas acham que ele é ¬¬’). A hora que ele cai do sofá mesmo, ESPETACULAR! Falta palavras pra descrever.

Rony enfeitiçado pela Amortentia

E o que foram as cenas de tensão e confusão do Malfoy? A-DO-REI. Foram poucas, mas muito intensas. Eu cheguei a ter pena dele (e não é porque eu o acho bonito. Não acho Tom Felton bonito).

Draco Malfoy

No geral, o filme é muito bom, mas se você espera ação, ESQUECE. Não tem. Parece-me que eles deixaram tudo pro último filme.
O filme parece ter sido feito especialmente para Rupert Grint (Rony) e Tom Felton (Draco) tamanho o destaque que foi dado as suas aparições não tão bem aproveitadas no livro, na minha sincera e humilde opinião. Eles colocam boa parte das atuações no chinelo, fácil.
Mas preciso ir ver de novo. A cena mais esperada e tosca ficou pior com a dublagem.

Gina e Harry

Constatar isso é importantíssimo.

Um comentário:

  1. Nunca li nem vi nada sobre Harry Potter e nunca me interessei, mas sei o que é quadribol, porque já vi jogos de video game. Eu li e gostei do texto, pelo menos. Se eu gostaria do filme, não posso dizer. :p

    E "Transformers - A Vingança dos Derrotados" é a pior coisa que vi nos últimos meses. Me faltam adjetivos para expressar o quanto eu achei aquele filme ruim.

    ResponderExcluir