Páginas

sábado, 24 de maio de 2008

O acaso do almoço

Outro dia (14-05) estava eu, sentada em uma mesinha no centro de Içara, fazendo algumas anotações, na tentativa de organizar meus dias. Sem eu perceber, chegou uma moça e me pergunta se podia sentar-se na mesma mesa que eu, já que nas outras que estavam por ali tinham muito sol. Eu, como menina muito educada, deixei que ela dividisse a mesa comigo. Continuei com as minhas anotações de afazeres, e de repente parei pra pensar em milhões de coisas, das quais eu não me lembro exatamente. A moça ali ao lado estava lendo uma bíblia.

De repente, eu SUPER DISTRAIDA em meus pensamentos, desperto com a moça me perguntando "Com o que tu ta tão preocupada?". Fiquei de cara, mas respondi "Ah, com nada. Só com as coisas que eu tenho pra fazer, etc.". Ela sorrindo, me disse "Uma menina tão nova! Tu não deve te preocupar tanto com essas coisas, porque Deus está contigo. Entrega nas mãos dele". PRONTO, lá vêm aquelas pessoas com esse papinho de conversão divina pra sua religião. Era que me faltava no dia de hoje. Mas como eu não queria dizer pra moça que eu não estava a fim de ser convertida, e pessoa muito interessada em todas as lições de vida ou afins que as pessoas, em suas mais variadas culturas, podem me passar, eu continuei a ouvir a moça.

Ela falava sobre como Deus está presente em nossas vidas, em como ele pode nos ajudar, em como ele nos ama. E por incrível que isso possa parecer, se tratando de mim, isso talvez tenha feito eu me sentir melhor. Foram palavras bonitas, aconchegantes e diretas, e não igual os padres falam na missa enrolando um monte e a gente não entende nada, quase dormindo.

De repente ela me pergunta "De que religião tu é?". Aí eu parei pra pensar, logicamente, porque por nada era uma daquelas pessoas que não aceitam as diferenças religiosas e podia dar um ataque naquele momento, mas respondi "Da católica".

Então ela começou a falar sobre algumas coisas escritas na bíblia (que eu aprendi nas aulas de história com a minha mãe, claro), e depois me perguntou "Tu ora?" e eu respondi "Sim, quando eu vou dormir, quando eu acordo as vezes." e ela questionou "Tu lê a bíblia, ou já leu?". Na verdade mesmo, eu nunca cheguei a ler a bíblia, mas já li alguns trechos na catequese, ou já ouvi minha mãe ler pra mim e dar aulas de história, e respondi "Já li alguma coisa sim". Então ela leu pra mim um trecho do Salmo 139 e caiu a ficha. Falava algo que se relacionava diretamente com tudo o que eu estava pensando naqueles momentos anteriores.

Ela novamente me falou mais algumas coisas sobre o amor de Deus, e me deu uma folhinha que ela tinha escrito um pouco antes de falar comigo "Quando tu for orar esta noite, antes de dormir, lê o salmo 139 que eu te passei, e depois lê o que ta indicado nessa folhinha e pede isso que está escrito. Tu vai ver como o amor de Deus vai te trazer uma paz infinita...".

Conversamos mais algumas coisas sobre os referidos assuntos, e eu fui trabalhar.

Não que eu tenha concordado com tudo que ela falou, afinal eu tenho minhas crenças, convicções, etc. Mas dizem que as coisas não acontecem por acaso, principalmente quando são fatos assim isolados (uma pessoa assim estranha falar comigo do nada). Mas talvez o sol não estivesse nas outras mesas por acaso...

E sim, eu li os trechos que ela me falou, e leio de vez em quando. Rezar não é só bíblia, mas ela lida na hora certa pode iluminar o seu caminho.

E quem sabe o seu dia se torne mas feliz lendo algumas palavras, por um acaso...

2 comentários: