Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aquecimento de notebook: e agora?

Como falei no post passado pra vocês, tive sérios problemas com meu computador nessa semana. Sei que esse tipo de problema aflige muita gente, principalmente quem usa notebook, então vim dar umas dicas pra vocês.

As vezes o computador começa a fazer um barulhão e começa a desligar do nada, travar, ou até dar aquela telinha azul cheia de coisas escritas. Isso pode ser indício que seu notebook que seu notebook está aquecendo demais.
É um problema bem sério, porque se isso persistir por muito tempo pode começar a danificar componentes internos, como memória, processador ou disco rígido e aí é necessário a troca do componente.



Uma das causas do aquecimento é o bloqueio das saídas de ar, que geralmente ocorre nos usuários de pc no colo ou na cama. Sei que todos recomendam que você use ele numa mesinha e bibibi, mas as vezes você quer ficar no quentinho da cama né.
Existem hoje no mercado inúmeros produtos que vocês podem utilizar na caminha com uma superfície lisa. Separei alguns pra vocês verem.



As vezes isso não é suficiente, porque quando se roda muitos programas pesados, principalmente se você trabalha com softwares gráficos ou usa o notebook para games, talvez precise de um reforço extra na ventilação.
Hoje existem apoios com coolers e mesas para ajudar o notebook a dissipar o ar.
Comprei um apoio simples e não resolveu meu problema (se alguém usa e resolve, posta aqui nos comentários). Talvez as mesas, que na verdade era o que eu queria comprar, mas não achei aqui na cidade, resolva melhor o problema.



Se nada disso resolver, o problema é mais grave. Seu notebook pode estar com um acúmulo de sujeira na parte interna (e acreditem, ele acumula muita mesmo!) então vale a pena você mandar numa assistência técnica e pedir pra eles limparem coolers, dissipadores de ar e saídas da ventilação.
Na verdade esse era o grande problema do meu computador. Sou corajosa (e técnica em informática, hehehe) e abri meu note e tire vários tufos de poeira do dissipador de ar do meu processador. Depois disso, o barulho teve fim e não desligou mais.

Se o problema persistir, provavelmente algum componente foi danificado, e aí só o teste de um técnico vai poder dizer o que exatamente está ocorrendo.

Espero que isso ajude vocês a não ficarem tão desesperados quando o computador começa a esquentar muito e desligar sozinho, achando que tem que comprar um novo.

Caso queiram mais dicas, deixem nos comentários que eu faço novos posts. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário