Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Fenômeno Ronaldo

Não, isto não é um post para falar das proezas de Ronaldo. Isto todos ja sabem, todos ja viram, a imprensa só fala nisso desde domingo a noite... é, este é o fenomêno Ronaldo.
Ao sair a notícia da aposentadoria no domingo a tarde, todo mundo começou a se remexer nas cadeiras. Se o cara tinha contrato com o Corinthians até o fim do ano, porque antecipar o fim? Será que foram as duras críticas da torcida e o "mal futebol" apresentado nas ultimas partidas?
Achei que ele fez o certo. Terminar por cima, enquanto ainda era tempo, antes que o futebol piorasse  e as críticas da torcida corinthiana também.
E o fato foi que o mundo todo ansiou pela coletiva que ele havia prometido para a segunda-feira. E ninguém falava outra coisa a não ser de Ronaldo. Esqueceram até do Egito nessas horas.
Tudo isto porque o cara, desculpem todos os outros, foi o melhor jogador visto em campo pelo menos nos últimos 20 anos (não ouso afirmar enquanto ainda não estava nesse mundo).
Fui ver o que nossos amigos hermanos argentinos haviam noticiado sobre a despedida do fenômeno, e até na reportagem do Olé (principal jornal esportivo da Argentina) me peguei lacrimejando.



Foi isso que Ronaldo fez com os adoradores do futebol na tarde de segunda-feira. Todos, de alguma forma, se emocionaram com a despedida de um dos maiores jogadores do mundo. Que foi notícia sempre, algumas fora de campo... mas que JAMAIS atrapalharam o seu brilho como jogador de futebol. Um Fenômeno que atingiu o mundo todo, e que ficará lembrado pra sempre pelos amantes do bom futebol. De todo o mundo.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Experiência #01 - Comer Sushi

Neste fim de semana, eu e meu namorado fomos apreciar uma iguaria da culinária japonesa: o famoso sushi. Claro que a gente não ia pagar muito caro, fomos porque eu comprei uma promoção num desses sites de compra coletiva.
Pra quem não sabe (diga-se de passagem a grande maioria dos leitores), o sushi possui origem numa antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado, e incialmente (a cerca de 200 anos) era vendido em barracas, como comida de rua, numa espécie de "fast food".
Tradicionalmente é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, ao qual é combinado com algum tipo de peixe ou frutos do mar, ou ainda vegetais, frutas ou até mesmo ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi e shoyu (molho de soja).


Depois de um século para encontrar uma mesa vaga no shopping (eita povinho que não tem o que fazer... hahaha), fui la pegar os 10 sushis que eu tinha direito. Peguei os que eu achei que poderiam ser mais gostosos, tentando pegar recheios diferentes, pra ter uma ampla avaliação depois. Peguei também uma tigelinha de molho shoyo pra acompanhar.
Nota: quando eu havia comido sushi pela primeira vez, tinha odiado, mas não tinha comido acompanhado de shoyo.
Dez sushis e um refri de cada, e estava na hora de encarar a tal iguaria. Peguei hachi (os palitinhos) pra gente utilizar porque né, comida japonesa com garfo nem rola... tem que seguir o ritual completo.
No começo me atrapalhei toda com aqueles malditos palitos, mas o Filipe foi me ensinando como utilizar de maneira correta (ele não é japones, mas sabe usar hachis). Encarei meu primeiro sushi, misturado ao shoyo e... bom, devo ter comido 3 ou 4 dos 10. O ultimo tinha tomate seco, e eu quase vomitei ele (odeio tomate seco).
Minha opinião é que, com shoyo, o sushi é comível, mas se eu tiver opção prefiro comer outra coisa. Não achei muito ruim, mas não gostei. É o tipo de alimento que eu não consigo descrever o paladar. O Filipe gostou, uma comida exótica segundo as palavras dele.

Meu próximo objetivo na culinária japonesa é experimentar o tal sashimi, assunto para outro post.

p.s: não tem fotos porque né, eu sou tansa e esqueci que celular tem camera.